> Mundo da Patty: Dança do Ventre, Dança Árabe ou Dança Oriental? #DúvidaCruel

Dança do Ventre, Dança Árabe ou Dança Oriental? #DúvidaCruel


Oi amores,

findo a noite de sexta com este post da Elaine Keite, colaboradora que estreia hoje no blog...(e vou dormir, é claro...rs)


Dança do Ventre, Dança Árabe ou Dança Oriental? 


"Dança do ventre...esta é uma dança do tempo matriarcal, conhecida também como uma dança milenar. Suas prováveis origens se deram - conforme relatos -  em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo.


 A expressão Dança do Ventre surgiu na França em 1893 (Danse Du Ventre). No Oriente é conhecida como Raqs Sharqi  (رقص شرقي, literalmente "dança oriental") raq bládi (رقص بلدي, literalmente "dança da região", e, por extensão, "dança popular") ou pelo termo turco çiftetelli (ou τσιφτετέλι, em grego) e no Brasil conhecemos como Dança do Ventre.


Esta questão da nomenclatura tem levantado muitas perguntas. A mídia propaga atualmente uma imagem da Dança do Ventre como algo sensual demais, a ponto de se romper a linha fina que existe entre sensualidade e erótico. 

A Dança do Ventre, assim como qualquer outra dança, pode ser executada de forma mais sensual, mas dentro desta modalidade existem muitos outros estilos, onde empregamos técnicas e mostramos um pouco do lado folclórico . Em alguns estilos, podemos utilizar em ritos cerimoniais. 



Durante meus estudos resolvi mudar a nomenclatura da minha dança. Dança do Ventre foi um nome que nós definimos e sinto que este nome remete sim a nossa dança APENAS ao lado sensual.

Eu não executo apenas um estilo, estudo o folclore e toda a cultura árabe, algo que não me pertence e que aprendi a amar e respeitar.

Enfim... uso o nome "dança árabe" por envolver muitos estilos, ou "dança oriental", por ser do Oriente os relatos de início desta dança.

Agradeço a oportunidade de expor meus pensamentos e minha humilde opinião, serei uma eterna aluna e a cada dia aprenderei um pouco mais.

Todos que tenham interesse em descobrir esta dança formarão sua própria opinião. Quem sabe não nos encontramos por estes caminhos dançantes, e a cada pensamentos evoluímos,  agregando mais conhecimentos.?"

É isso aí!

Bjs e até o próximo post ;)

Patrícia Fernandes


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...