> Mundo da Patty: Literatura que inspira

Literatura que inspira


Oi!
medida que nos aproximamos do Dia das Bruxas,nada como um bom livro para fazer com que entremos no espírito do Halloween.

Hoje vamos falar sobre um dos livros mais conhecidos,indicados (e lidos) acerca do universo obscuro vampírico: o romance "Dracula", de Bram Stoker.
Para pessoas desinformadas, trata-se de uma história de terror, mas "Drácula" é, na verdade, um romance bem leve,dinâmico. Pode ser analisado até como uma fábula gótica sobre a condição humana (com pitadas de aventura, suspense e investigações típicas dos filmes policiais). É o romance que definiu o gênero de vampiros moderno ocidental.

Escrito em 1897, este livro está impregnado dos valores da época. A Europa começava a se recuperar de uma longa depressão econômica (1873-95), estando às vésperas da Belle Époque.O mundo ainda não havia conhecido os horrores das guerras mundiais, a Inglaterra ainda era a maior potência internacional, sem ter consciência de que entre 1914 e 1945 a ordem mundial sofreria mudanças irreversíveis no que tange à importância da coroa britânica.

A revista Spliced fez um editorial maravilhoso sobre o tema e eu quis compartilhar com vocês (cultura a mais nunca é demais). Atenção para a produção (cenário, makes e looks) de arrasar:
 
Resumo da história:

Jonathan Harker, um jovem corretor de imóveis londrino é enviado para a Europa central pelo seu chefe, no intuito de negociar com um nobre romeno, interessado em adquirir uma propriedade na Inglaterra. O negócio se concretiza,apesar de fatos sinistros que gradualmente vão aterrorizando o corretor.
De volta a Londres, o rapaz percebe uma correlação entre preocupantes acontecimentos noticiados pela imprensa local, tristes ocorrências no seu círculo de amizades e a chegada do nobre Drácula à cidade. Então, um grupo de amigos (incluindo o Dr Van Helsing, Jonathan Harker e sua noiva, Mina) se organiza na caçada ao vampiro, para desarticular os planos de Drácula, interessado em reproduzir na maior cidade (de então) o mesmo domínio exercido por ele sobre os habitantes da Transilvânia. 


"Dracula" acaba sendo um documento histórico que registra um mundo que estava prestes a deixar de existir.Se pensarmos bem, caso "Dracula " estivesse entre nós atualmente, certamente pensaria em ir para New York ;)

A seguir, o editorial da Spliced (com a tradução das citações abaixo das fotos pra vocês não ficarem perdidos) :
"Há escuridão na vida e há luzes, e você é uma das luzes, a luz de todas as luzes."
" Eu quero que você acredite, acredite em coisas que você não pode."
"O sangue é a vida!"
"Ouvi-las - as crianças da noite - que tipo de música que elas fazem!"
"Eu não vou deixar você ir sozinho para o desconhecido."
"Mesmo que ela não seja prejudicada, o coração dela pode falhar com tantos e tantos horrores; e daqui em diante ela pode sofrer - tanto na  vigília, a partir de seus nervos, e durante o sono, a partir de seus sonhos"

Eu gosto deste livro, e há muitos outros bons também, como os de Anne Rice , autora de livros como "A rainha dos condenados", "Lestat" e "Entrevista com o Vampiro". Super indico!

E você? Qual livro indicaria para o Dia das Bruxas? Diz aí!

Bjs e até o próximo post ;)
Patrícia Fernandes


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...