> Mundo da Patty: Vamos falar sobre RSVP?!

Vamos falar sobre RSVP?!

Hoje vamos falar sobre RSVP.
RSVP? Mas que raios é isso? É de comer?
Não, não...

nem precisa ficar com vergonha.
Trata-se de uma regra de etiqueta, mas nem todos conhecem o termo.

R.S.V.P. vem do francês: "répondez s`il vous plait", que significa "responda, por favor". A pessoa que enviou o convite precisa (e quer) saber se você vai aceitá-lo ou não, se você vai (ou não) comparecer ao evento. 

R.S.V.P. é uma forma educada de lembrar as pessoas de algo que já deveriam saber: ao receber um convite, devemos dar um retorno,porque as pessoas que estão organizando o evento contam com a sua presença, a menos que você responda dizendo que não poderá comparecer.

Pra quem não sabe, um diplomata italiano, Conte Baldassare Castiglione, escreveu o primeiro livro sobre comportamento adequado entre a nobreza no século XVI. No entanto, muitas das práticas de etiqueta ocidental vêm da corte francesa do Rei Luís XIV no final do século XVII e início do XVIII. Em Versailles, seu palácio, Luís XIV mantinha regras de comportamento para a corte escritas no que os franceses chamavam de "bilhetes" ou "etiquetas". Os bilhetes eram cartazes fixados nas paredes do palácio ou convites para eventos da corte com as regras de comportamento impressas no verso. Especialistas contam diferentes versões para a origem disso. Além disso, o francês era a língua do refinamento e da alta sociedade no século XIX nos Estados Unidos. 

Atualmente, alguns convites de casamento já vêm com um cartão de resposta, que você pode enviar de volta assim que recebê-lo. Outros vêm com o número de telefone do anfitrião para que você possa telefonar dando sua resposta, embora a etiqueta diga que um convite por escrito requeira uma resposta também por escrito. Atualmente, os convites costumam vir com uma anotação no final indicando que você só deve responder caso não possa comparecer ao evento. 

Se possível, você deve responder imediatamente, no mesmo dia. Do ponto de vista prático, isto facilita a vida dos anfitriões do evento, seja ele um jantar, um noivado, casamento,uma recepção ou aquela festa de arromba. Afinal, o cálculo de comida,bebida, organização de mesas, etc e tal, depende disso.

"E porquê eu devo responder?" 
Affe! Gente,isso é sério! Se alguém foi tão gentil a ponto de te convidar, você deve ter, no mínimo, a sensatez de responder, nem que seja pra pedir desculpas pelo não comparecimento ao evento (tá...se for aquelas pessoas que te convidam a um evento só pra dar uma alfinetada..bem..você pode recusar, dizendo que tem algo mais importante no dia...ou ir...e a pessoa ter que beber do cálice do veneno que ela incitou em você hahaha)

Imagine a cena: Você recebeu um convite pra uma festa "babado e confusão", se preparou, passou aquele perfume, separou A roupa, fez aquela produção e, quando chegou na recepção do evento, pagou o mico de ser barrada(o), porque não se atentou à confirmação de presença? Ninguém merece, né?

Dica para os anfitriões:  há uma margem de segurança dos convidados que não irão comparecer no evento que varia de 10 a 20%. Fiquem atentos.

Ao fazer a lista dos convidados classifique-os de acordo com a prioridade, porque na maioria das vezes é preciso cortar muitos da lista, e é isso o que mais acontece. Se você convidar uma quantidade absurdamente superior ao número fechado com o buffet, solicitando que só os convidados que confirmarem presença serão autorizados a entrar no evento...se prepare para um evento memorável...porque os constrangimentos serão garantidos.

Outra coisa (não menos importante): convide as pessoas de acordo com o seu orçamento e a capacidade do local escolhido.

Bom, agora já sabem: foram convidados? Confirmem a presença, ou comuniquem sua ausência. É simples. É rápido. E elegante ;)

Bjs e até breve,
Patrícia Fernandes
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...