> Mundo da Patty: Das folhas para as telonas - 10 filmes baseados em livros

Das folhas para as telonas - 10 filmes baseados em livros




Oi pessoal!

Estou naquela fase de "preciso comprar só mais este livro" (e sair da livraria não com um, mas com vários livros rs).
Então, nada mais justo do que indicar para vocês 10 livros / filmes...só para começar.
Ah! Antes de assistir aos filmes, verifique a classificação indicativa ;]

Vamos a eles:

1) OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM
Eu gosto de fazer compras. Há alguma coisa tão errada nisso? As lojas estão lá para serem aproveitadas. A experiência é agradável. Bem, mais do que agradável. É linda! O brilho da seda ostentada num manequim. O cheiro do couro de uns sapatos italianos novos. A emoção que se sente quando se passa o cartão… Então é aprovado. E é tudo nosso! A alegria que se sente quando se compra alguma coisa, e é só você e as compras. Basta entregar um cartãozinho. Não é a melhor sensação do mundo? (…) Nós nos sentimos tão confiantes, e vivos, e felizes, e confortáveis.” (Rebecca Bloomwood, Delírios de Consumo de Becky Bloom)

Quem nunca se sentiu assim?

Rebecca Bloomwood  (interpretada por Isla Fisher) é uma jovem jornalista que é compradora compulsiva, que se vê, de repente, desempregada e com uma dívida de U$$ 16.000, conseqüência de seu consumismo. Seu sonho é trabalhar em sua revista de moda favorita (Alette). Por ironia do destino, ela consegue emprego como colunista em uma revista de finanças publicada pela mesma editora,.. Nesta função, acaba ganhando destaque por escrever sobe economia de modo simples, geralmente fazendo analogias com o mercado capitalista, mas sempre escondendo seu grande fracasso em administrar as próprias finanças.Conforme a trama se desenvolve, Becky passa a repensar suas ambições.

2) A PELE QUE HABITO
Sinceramente, um filme intrigante, que mostra como coincidências e erros de julgamento podem mudar a vida, o mundo e a sanidade de alguém. 
O filme é top! Também, pudera! É dirigido por um dos meus diretores favoritos.
 Nesta trama, o doutor Robert Ledgard (interpretado por Antonio Bandeiras) é um notável cirurgião plástico. Sua obsessão: recriar em laboratório uma espécie de pele humana, desde que sua esposa sofrera graves queimaduras após um acidente de carro. Inescrupuloso, sua obsessão aumenta com o desejo de vingança, causado pelo suposto estupro de sua única filha (que tem distúrbios psicológicos),por Vicent, um rapaz que ela acabara de conhecer, levando-a ao suicídio.A vingança mostra-se perversa e no final, a questão é: quem foi a vítima de tudo, afinal?

3) O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Tocante, a trama acontece no período do Holocausto.
Na história, Bruno tem 8 anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra e nem que a sua família está envolvida no conflito. Na mente da criança, ele apenas mudou-se de sua linda casa em Berlim e mudou-se para um lugar isolado, onde o tédio se instala, já que não tem com quem conversar ou brincar. Da janela do quarto, Bruno consegue ver uma cerca, e para além dela, centenas de pessoas "vestidas de pijama". Curioso como toda criança, Bruno vai até a área e acaba por conhecer Shmuel, um garotinho que, por coincidência, nasceu no mesmo dia que ele. A amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério e...o final.....só lendo/assistindo mesmo (perde a graça se eu contar).

4) ILHA DO MEDO

O filme é baseado no livro "Paciente 67" do consagrado autor Dennis Lehane.
A história se passa em 1954 (e é interpretada brilhantemente por Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo), quando Edward Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e antiéticos. Buscando por mais informações, Teddy enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.O deslinde de tudo? Imprevisível. Impressionante.

5) A TEORIA DE TUDO
Um rapaz brilhante. Uma garota apaixonada. Um acidente genético. Problemas. Resistência. 
O amor pode salvar o destino de uma pessoa?
É sobre isso que falamos quando assistimos/lemos "A Teoria de Tudo", baseado na biografia de Stephen Hawking. O filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos. Lindo e brilhante, simplesmente.

6) O GRANDE GATSBY
Se o livro já era perfeito...o filme então, ficou impecável.
Tempos dourados, festas, luxo,bebidas e risos fáceis. Nada importa, já que tudo é tão superficial e frívolo. 
Nick Carraway (interpretado pelo Homem Aranha, digo, Tobey Maguire) era fascinado por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Quando o milionário o convida para uma de suas festas incríveis, sua amizade começa e cria raízes. Nick descobre que Gatsby é apaixonado por Daisy Buchanan (Carey Mulligan), e tenta reaproximar os dois. O problema é que ela é casada com Tom Buchanan (Joel Edgerton), que mantém um caso secreto. Os conflitos começam a complicar quando a amante de Tom é encontrada morta e o esposo desta busca vingança. As consequências serão trágicas e percebemos (pelo menos eu) que tudo é muito fugaz, e, por mais que tenhamos boas intenções, nem sempre o mundo nos retribui do jeito que deveria ser.

7) PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN
Uma mãe pode se culpar pelo destino de seus filhos?
Neste suspense psicológico, conduzido pelas lembranças de Eva (interpretada por Tilda Swinton), que nos mostra seu passado e seu presente, de forma cíclica, quase estonteante. A história mostra as memórias que tem por seu primogênito Kevin, e seu relacionamento vazio e violento com este.
Eva veio de uma carreira bem-sucedida como escritora de livros turísticos, e não queria ter filhos. Contudo, seu marido sim. A maternidade para Eva era um fardo, totalmente perceptível (quase que palpável) na história. 
A situação só piora a partir do nascimento de Kevin: Eva sofre de depressão pós-parto, o marido de Eva é distante e parece cego às maldades "inocentemente cometidas" por Kevin, como o "incidente" que deixa a caçula de Eva cega. 
A maldade de Kevin eclode a um nível que chega a arrepiar. Embora Eva saiba que seu filho é mal, nada poderia prepará-la para o que Kevin planejava.
Um filme tenso, sombrio. Vale a pena.

8) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Alguém aqui já leu ou conhece o Mito da Caverna, de Platão? Pois bem...
A obra/filme nos faz refletir sobre a natureza, instintos e limites do ser humano quando um sentido essencial lhe é privado. No caso, a visão.
Como você sobreviveria sem ela?
A narrativa começa com um motorista, de 38 anos, casado, que é tomado por uma cegueira enquanto esperava (sozinho) dentro do carro o sinal verde do semáforo.
Algumas pessoas o ajudam e aquele que o leva para casa acaba por roubar-lhe o carro.
Ao chegar em casa, o cego conta à sua esposa o que houve e esta o leva ao oftalmologista, que também é "contaminado" pela cegueira e acaba, pouco a pouco, por infectar seus demais pacientes, gerando uma epidemia.
Os acometidos pela cegueira são internados em um manicômio isolado. A única que não contrai a cegueira é a mulher do motorista (somente ele e ela sabem disso).
Situações subumanas passam a acontecer, quando o instinto se sobrepõe à razão. 
O limite da dignidade humana.começa a ser questionada assim. 
Saques começam a acontecer na cidade, e as pessoas passam a vagar como nômades, procurando água, comida, abrigo.
Assim como chega, a cegueira se vai. Repentinamente.
Mas a vida destas pessoas nunca mais será a mesma.
Obra prima de José Saramago, dirigida pelo diretor de "Tropa de Elite" #adorei

9) PARA SEMPRE
O que você faria se o grande amor da sua vida te olhasse e simplesmente não soubesse quem é você?
Baseado em fatos reais, "Para Sempre" conta a história de Leo e Page.
Page (Rachel McAdams) e Leo (Channing Tatum) viviam uma linda história de amor, mas um acidente de carro  mudou tudo, colocando a vida de ambos de pernas para o ar. 
Casados, Page não consegue se lembrar de nada, nem mesmo do relacionamento deles(!).
A missão de Leo, então, é reconquistá-la novamente, para que possam ter o seu final feliz.

10) UM DIA
15 de julho. Um dia qualquer para mim...mas não para Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess).

A data marca o dia em que se conheceram na faculdade e serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos (!). Emma ama Dexter, mas como o tem como amigo, não quer perder isso. Dexter é o mulherengo convicto...mas não consegue esquecer Emma nem por um minuto.
Conforme os anos e os dramas (carreira, família, dinheiro, amigos) ocorrem, percebemos como a vida nos prega surpresas, tudo está interligado, e os desencontros mudam tudo. 
Um livro leve, sensível, lindo.
O filme não fica atrás. Vale a pena conhecer ambos =)

Seu filme/livro favorito não está na lista?
Comente!
Quem sabe não aparece num próximo post ;)

Bjs,
Patrícia Fernandes





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...