Oi pessoal!
Hoje a gigante Google homenageou com uma série de doodles, uma mulher em especial, que vale ser notada, lembrada...ou conhecida: Sally Ride.
Eu não a conhecia também (sim, admito), mas pesquisei e achei muitas coisas bacanas sobre ela.
Sally era formada em física e inglês pela Universidade de Stanford e foi a primeira mulher a subir ao espaço (em 1983),
Seu feito?
Bom...fora o seu ofício, a ida de Ride ao espaço simbolizou às outras mulheres que nada é impossível. Todos podemos tomar as rédeas do nosso destino (a sociedade era um tanto quanto quadrada/conservadora na época).
Ride participou de duas investigações importantes enquanto trabalhou na NASA: o acidente com a Challenger (que matou sua colega Judith Resnik) e o caso da tragédia Columbia.
Com uma mente muito sagaz,,Sally incentivou, encorajou, de forma inspiradora, muitos jovens...a alcançar seus sonhos e superar limites.
Romper barreiras e instigar os jovens sempre foi sua motivação. Com uma personalidade de mil facetas, foi física e escritora. Crianças debruçavam-se sobre suas histórias, para aprender ciências.
"Em todo lugar que eu vou eu conheço garotas e rapazes que querem ser astronautas e explorar o espaço, ou que amam o mar e querem ser oceanógrafos, ou eles amam os animais e querem ser zoólogos, ou eles adoram projetar coisas e querem ser engenheiros. Eu quero ver essas mesmas estrelas em seus olhos em 10 anos e sei que eles estão a caminho"
Foi casada com um astronauta, Steven Hawley, mas seus últimos anos de vida (1985 e seguintes) foram compartilhados ao lado da Dra Tam E. O'Shaughnessy, Ninguém sabia disso, até aparecer no obtuário e a irmã de Ride confirmar.
A Rede BBC homenageou a cientista através do filme "Ônibus Espacial Challenger",onde Sally foi interpretada por Eve Best.
Para saber mais sobre Sally, clique aqui.