> Mundo da Patty: Setembro amarelo: mês da conscientização e prevenção ao suicídio

Setembro amarelo: mês da conscientização e prevenção ao suicídio


Hey people!

Vamos falar sobre um assunto pesaaaado, mas necessário: o SUICÍDIO. 




Atualmente, o suicídio é a terceira maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no Brasil.

Então, para ampliar a conscientização da população sobre este fato, foi criada a campanha SETEMBRO AMARELO, visando destacar as formas de prevenção ao suicídio.

Atualmente, o suicídio é a terceira  maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no país e, nos últimos anos, ocorreu um crescimento de 40% entre adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

Cena da série "13 reasons why" (Netflix)

Dr. Rafael Brandes Lourenço, psiquiatra pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Psicogeriatra e médico do sono pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). afirma: 
Estima-se que 1 milhão de pessoas cometam suicídio anualmente, uma a cada 40 segundos, o que equivale a 1,4% dos óbitos totais. Cerca de 75% ocorrem em países de renda média e baixa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 28 países possuem estratégia nacional de combate à morte voluntária.  Por isso, campanhas como essas são excelentes para a discussão do assunto e ajudar a população a entender a gravidade do suicídio”

De acordo com o psiquiatra, falta informação básica sobre o suicídio e muitas pessoas não acreditam que seja um problema de saúde. “Os fatores que levam ao suicídio variam bastante. A depressão é uma situação comum entre as pessoas que tentam tirar a própria vida, além de mudanças bruscas na rotina como desemprego, divórcios ou problemas financeiros. Outros diagnósticos psiquiátricos, como transtorno afetivo bipolar, transtorno de uso de álcool e outras substâncias podem agravar o problema”.

Embora o índice masculino global seja duas vezes maior, chegando ao triplo em países desenvolvidos, as mulheres tentam cometer suicídio com mais frequência. Entretanto, os métodos utilizados pelos homens são mais letais, com armas de fogo e enforcamento.

Acontece que, geralmente, a maioria das pessoas que pretende cometer suicídio está sofrendo muito e apresenta alguns comportamentos ou mudanças de atitudes que indicam suas intenções, mas nem sempre as pessoas mais próximas / familiares percebem isso. O ato suicida impacta em, pelo menos, 6 pessoas que sofreram com a perda, e estas, algumas vezes, necessitam de acompanhamento psiquiátrico para lidar com a perda.

Nos momentos mais desesperadores, que a pessoa pode começar a ter pensamentos recorrentes de suicídio, não há motivo algum para sentir vergonha de pedir ajuda de um especialista. Essa atitude pode salvar vidas. Existem também números úteis como do Centro de Valorização da Vida (CVV), que podem ajudar em momentos de desespero. O telefone é 141.

A empatia é essencial, mostrar à pessoa que está com esses pensamentos de que ela é amada, ouvida, quista. As pessoas mais próximas devem oferecer suporte emocional, se mostrarem à disposição para conversar.

 “Se a pessoa falar claramente sobre planos suicidas e parece estar decidida, ela não deve ser deixada sozinha. Podem ser contatados serviços de saúde mental, e se necessário, será preciso que ela fique em um ambiente seguro, sendo auxiliada por um profissional”, finaliza Dr. Rafael.

Conhece alguém que está passando por maus bocados, que esteja precisando da sua ajuda, ou você mesmo(a) é essa pessoa? Se os pensamentos destrutivos acontecerem com frequência, não hesite em ligar para o 141. Nada pode ser tão ruim que valha o suicídio. Valorize a vida



Acompanhe estes e outros posts em nossas redes:
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...