> Mundo da Patty: Alice - Mulheres no Cinema: o aplicativo que você precisa ter no seu IPhone!

Alice - Mulheres no Cinema: o aplicativo que você precisa ter no seu IPhone!

Hey people!

Hoje é dia de falar sobre uma iniciativa de estudantes da PUC-Rio muito bacana que gerou um aplicativo muito empoderado (e útil): o Alice - Mulheres no Cinema. 


O cinema é apreciado por muitos e é considerado a Sétima Arte.

Mas a voz (e vez) da mulher demorou a ter seu devido reconhecimento, pois a produção cinematográfica era dominada pelos homens.

Apesar de haver um longo caminho pela frente quanto a representatividade feminina no cenário do cinema, ainda há esperança e aqueles que lutam para que esta jornada não seja tão tortuosa: um grupo de estudantes do Centro Técnico-Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) criou um aplicativo chamado Alice: Mulheres no Cinema.



CURIOSIDADE

O nome Alice é uma homenagem à pioneira cineasta Alice Guy Blaché, pioneira no cinema francês, uma das primeiras cineastas e roteiristas de filmes de ficção (clique aqui para saber mais).
 
Alice Guy Blaché


COMO FUNCIONA

O aplicativo auxilia os usuários a encontrar filmes com representação feminina e avaliá-los. E quando digo representatividade feminina, não me refiro apenas aos personagens. Também há filmes no app onde os bastidores são compostos por diretoras, cineastas, roteiristas...mulheres, enfim, incríveis. E há espaço para você conhecer também um pouco mais sobre o trabalho daquela cineasta que te impressionou.

O app é bem simples de manusear. Há dois selos:

·        um selo de representação feminina, que indica que uma mulher ocupa um dos postos principais da produção de um filme, e  (direção ou roteiro)
·        o selo de filmes onde as personagens passam pelo Teste de Bechdel - um teste baseado em três perguntas, que serve como um incentivo para a representação da mulher na sétima arte, de forma mais real, e menos esterotipada (porque a mulher não deve ser apenas objeto de fetiches). E os próprios usuários podem indicar se um determinado filme passa no Teste de Bechdel (ou não).

Na tela principal, há uma seção que mostra filmes atualmente em cartaz nos cinemas , e filmes populares dirigidos por mulheres, além de uma ferramenta de busca. Se algum título já garantiu um selo, estes ficam visíveis aos usuários.
capturas de tela do aplicativo Alice: Mulheres no Cinema (via App Store)

A base de dados do aplicativo já conta com o perfil de mais de 42.000 profissionais de cinema, entre atrizes, diretoras, produtoras, roteiristas, diretoras de fotografia, editoras, figurinistas, designers de produção e muito mais, listando todas as produções de que fizeram parte e adicionando uma pequena biografia.
MELHOR PARTE: o aplicativo “Alice: Mulheres no Cinema” está disponível DE GRAÇA na Apple Store e é compatível com iPhones rodando o iOS 10 ou superior.

Para baixar o app no seu celular, clique aqui



Estas e outras dicas de leitura vocês também encontram nas nossas redes:

Instagram | Facebook | Twitter | Tumblr | Pinterest



dia internacional da mulher, empoderamento feminino, dia da mulher, feminismo, grátis, baixe de graça, aproveite, Teste de Bechdel, cinema, sétima arte, Alice, mulheres no cinema

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...