> Mundo da Patty: Dica de leitura: Gabriel Garcia Márquez

Dica de leitura: Gabriel Garcia Márquez

Hey people!

Hoje o saudoso Gabriel Garcia Márquez é o homenageado pelo doodle da Google...seria seu aniversário de 91 anos... se ainda estivesse vivo.

Mas não vamos nos lastimar e, sim, apreciar suas obras ? Bora lá!




Considerado por seus conterrâneos como “o maior colombiano que já viveu”, Gabriel Garcia Márquez recebeu, em 1982, o Prêmio Nobel de Literatura .

O Mundo da Patty/ Sigo Sim Blog traz para vocês três indicações de leitura para conhecer melhor o trabalho deste autor que conseguiu fazer o mundo voltar seus olhos aos autores latinos.

Para fazer o download dos livros abaixo, clique na imagem do mesmo ou no título da obra.



A obra-prima de García Márquez. É considerado um dos livros mais importantes da literatura em língua espanhola(outro bem célebre é “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes). Foi traduzido para mais de 30 idiomas.É um livro de realismo fantástico e se passa na fictícia aldeia de Macondo,acompanhando, ao longo de gerações, a saga da família Buendía..





"Foi a época em que fui quase completamente feliz. Gostaria que minha vida tivesse sido como naqueles anos em que escrevi 'O amor nos tempos do cólera'", afirmou García Márquez ao “New York Times” três anos após a publicação do romance. 

Nessa obra, o autor conta a verdadeira história da paixão de seu pai (que também se chamava Gabriel), por Luiza, sua mãe. O pai de Luiza reprovava a relação e conspirava contra. No livro, o casal se chama Florentino e Fermina.

Segundo o próprio autor, "Foi a época em que fui quase completamente feliz"




Com um texto mais enxuto, que mostra a veia jornalística do autor, a obra relata o último dia de vida de Santiago Nasar.

(Aliás, jornalista foi a primeira profissão do autor, vocês sabiam?)

Conforme a leitura avança, a morte de Nasar é apresentada como uma colcha de retalhos,estilhaços de memórias, um quebra-cabeças que vai fazendo sentido através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas (ou nem tanto assim) a Nasar.

Na história, Nasar é assassinado pelos irmãos Vicario, sem chance de defesa, e quase todos  os habitantes do lugarejo onde Santiago vivia já sabiam do homicídio premeditado algumas horas antes  dele ser consumado (daí o título da obra). Todavia, eles não fazem nada a respeito para impedir o feito ou proteger a vítima. O livro fala também sobre o perdão, o passar do tempo, a brevidade da vida e a eternidade dos sentimentos.



E aí? Já escolheram qual obra ler primeiro?



Estas e outras dicas de leitura vocês também encontram nas nossas redes:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...