> Mundo da Patty: Especial #NovembroLaranja : filmes sobre Violência Contra as Mulheres

Especial #NovembroLaranja : filmes sobre Violência Contra as Mulheres

Hey people!

Começou nesta semana a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, da ONU. Embora a campanha deva iniciar dia 25 de novembro (25/11), alguns estados brasileiros já iniciaram a campanha a partir do dia 20 de novembro...e quero te explicar o porquê, além de te dar dicas de filmes ótimos sobre o tema.

ilustração de Aleksi Siirtola -  Finlândia

Aí você me pergunta: "OK...mas porque começaram dia 20/11? Porque escolheram o dia 25/11? Porquê?"

Vem comigo que te explico direitinho:

A campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” ...

foi iniciada em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo mobilizar as sociedades para que sejam discutidas questões relativas a violência contra as mulheres. 

A campanha inicia em 25 de novembro porque é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e termina em 10/12, Dia dos Direitos Humanos.

O assunto Violência contra a mulher é bastante delicado, e deve ser discutido sim, sempre que possível.

E quando digo mulher, é o gênero mulher, não necessariamente a mulher na fase adulta, que nasceu biologicamente como mulher, mas todas as crianças, adolescentes e pessoas que ocupam a posição / gênero feminino.
ilustração de Emilio Moralez Ruiz - Espanha
Infelizmente, é desconhecido o real alcance da violência contra as mulheres, pois as mesmas sofrem com o medo de represálias, os efeitos da desconfiança e o estigma que carregam com as suas ações/omissões (digo da mulher em situação de violência, não o agressor).

E sabe o que é mais triste nisso tudo? 

Quando a mulher se cala, isto torna muito mais complexa a apuração em pesquisas para a erradicação da violência, dando apenas uma visão estreita sobre o real alcance e calando a voz de milhões de sobreviventes da violência!

E ainda há os casos de mulheres que sofrem a violência, mas não a vêem como violência...afinal, a maioria costuma ver a violência apenas como a física ou a sexual, mas há a patrimonial, à saúde mental, e tantas outras...

Sem contar o estigma de que apenas mulheres que vem de núcleos familiares pobres/paupérrimos são vítimas de violência...e sabemos que isso não é verdade.

Quando falamos sobre violência doméstica, a situação só piora, pois a mulher tenta tolerar até o limite do insuportável a situação a que é exposta, pois o agressor (ou agressora) está em seu núcleo mais íntimo de convivência.

Para fortalecer o movimento, a ONU MULHERES divulgou as hashtags #pinteomundodelaranja e #MeEscuteTambém”,  que 
"...tem como propósito honrar e amplificar as vozes das pessoas – da dona de casa, no seu lar, a uma aluna que sofre abuso do seu professor, a uma secretária de escritório, a uma atleta ou de uma estagiária em uma empresa, unindo suas experiências de diferentes lugares e setores em um movimento de solidariedade global. É um chamado para ouvir e acreditar nas sobreviventes, colocar fim à cultura de silêncio e que a nossa resposta tenha como foco as sobreviventes. Deve-se deixar de questionar a credibilidade da vítima. Em vez disso, deve-se centrar na prestação de contas do agressor."

Devemos refletir, conversar, debater, auxiliar...e não esmorecer.

CURIOSIDADE:

O Brasil iniciou, neste ano, a campanha no dia 20 de novembro, conhecido como o Dia da Consciência Negra, para que fossem levantadas questões para reflexão e debate acerca do feminismo negro, e as formas de repressão que as mulheres negras sofrem, apenas por terem nascido negras. 

O IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), com sede em São Paulo, desenvolveu um circuito de atividades sobre o tema neste mês (já falei aqui no blog).

ilustração de Laurence Herfs - Holanda

Indico a vocês, neste post, filmes que falam sobre o tema, para que vocês possam assistir com colegas, família ...

ATENÇÃO: a maioria deles exige estômago forte, alguns são baseados em casos reais, abordam os mais diversos tipos de violência e...não, estes filmes não são recomendados para você assistir com as crianças...


Discuta o tema com seus conhecidos...abra uma roda de conversa...as vezes, alguém que está ao seu lado precisa de ajuda e você nem sabe...


Vamos à lista de filmes:


Nunca sem minha filha
Tina
Antes de dormir
O silêncio de Melinda
Preciosa
A Custódia
Irreversível
Lovelace
Marcas do Silêncio
A cor púrpura
Elle
De porta em Porta 
Festa de Família 
Zona de Conflito  
O Caso Eric Towsend
Nunca Fale com Estranhos
Dormindo com o inimigo
Te doy mis ojos / Pelos Meus Olhos
Tiranossauro
Cama Ardente / The Burning Bed
Provoked / Desejo de Liberdade
Agnus Dei / Les Innocentes
Hope (esse tinha na netflix...não lembro se ainda está lá)
Acusados 
Carrie – a estranha
Cairo 678
Babá Eletrônica (Babycall)
O Segredo de Mary Reilly
Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres 
Nunca mais / Enough
Um Céu de Estrelas
Vidas Partidas 
Miguel - (ótica infantil sobre a da VD )
Flor do deserto 
O lobo atrás da porta
O renascimento do parto - (documentário)
O silêncio das inocentes - (documentário)
In the Best Interest of the Child / Ajudem Minha Filha / papai Me machucou
Terra fria


A maioria desses filmes está disponível online para download...tenha paciência, e encontrará as versões em boa qualidade para assistir.

Ah! Tente assistir ao filme legendado...alguns filmes não ficaram tão bons na versão dublada (bom...é a minha opinião).

Compartilhem este post com seus amigos, e, caso queira indicar mais filmes sobre o tema, deixem as suas indicações lá no nosso Facebook (deixei um post só para isso) , para atualizarmos a lista aqui na rede... enquanto for possível e esse post não virar livro ;)




Por hoje, é só.



Continuem acompanhando o blog em nossas redes 
para não perder nenhuma dica:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...