> Mundo da Patty: Terapia Holística durante a gestação? Sim!

Terapia Holística durante a gestação? Sim!




Hey people!

Para quem não sabe, serei titia em breve (êêêêê!) e achei super justo compartilhar com vocês algumas dicas que aprendi enquanto acompanho a gestação da minha irmã.

Clica no "Leia Mais" porque as terapias holísticas que vou apresentar a vocês são úteis até para você, que não está gestante ;)


(Não, essa não é a minha irmã...é só uma foto meramente ilustrativa rs)

TERAPIA HOLÍSTICA - O QUE É ISSO?

Para quem não sabe, terapia holística é um tipo de terapia baseada na visão do holismo, que trata problemas e doenças a partir de uma visão global. A terapia holística, diferente de outras áreas terapêuticas, faz uma análise da pessoa como um todo.

O objetivo é ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético. 

As terapias holísticas podem tratar diversos problemas como insônia, medo, ansiedade, dores físicas ou musculares e bloqueios energéticos.


NA GESTAÇÃO...

Na gestação, a mulher enfrenta uma série de transformações físicas e emocionais, mas não apenas. Sua rotina também requer reformulações, justamente por conta do bebê em desenvolvimento. Determinados alimentos, exercícios, procedimentos estéticos e até mesmo medicamentos aparentemente triviais e rotineiros têm de ser deixados de lado durante os nove meses.

Sejam as mudanças no corpo, sejam as psicológicas, é fato que, a mulher precisa de cuidados especiais para ter uma gravidez tranquila, garantindo seu bem-estar e o do bebê. E é então que as terapias orientais entram em cena como ótimas aliadas.


Em contato com a Seishin Terapias Orientais (clique aqui para conhecer), perguntei sobre as terapias holísticas e eles elencaram alguns procedimentos que são liberados e indicados para as gestantes, ressaltando a necessidade de um aval médico para sua realização – considerando o quadro clínico de cada grávida – e a importância de recorrer a um profissional qualificado para a aplicação das terapias. 


CONHEÇA ALGUMAS DAS TERAPIAS MAIS PROCURADAS PELAS GESTANTES


Acupuntura: consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e reequilibrar o organismo nos aspectos físicos, energéticos e emocionais.

Benefícios na gestação: alívio de sintomas de enjoos, salivação excessiva, edema, ansiedade, medo do parto, dores e tensão muscular, regulação do sono, diminui os riscos de ameaça de aborto e peso abaixo do ideal do feto, melhora o funcionamento do intestino e a circulação útero-placenta sem afetar o feto e harmoniza a relação mãe-feto.



Durante a gravidez, a acupuntura também pode ser utilizada como aliada à indução do parto – após a 38ª semana. Anteriormente, os pontos que estimulam o útero têm de ser evitados, uma vez que até a 22ª semana podem provocar aborto espontâneo e da 23ª a 37ª podem ocasionar no parto prematuro.

O método pode ser usado ainda para auxiliar na mudança de posição de bebês sentados ou na transversal – especialmente se aliado à moxabustão, que consiste em um bastão de artemísia utilizado para estimular os pontos de acupuntura por meio do calor. Este procedimento é indicado após a 30ª semana.

Caso a puérpera tenha problemas em amamentar, a acupuntura entra em cena para aliviar questões emocionais que possam, eventualmente, prejudicar o processo, bem como estimular a produção de leite, regular a lactação e até tratar mastites.

Auriculoterapia: estimulação com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar problemas físicos ou psicológicos.


Benefícios na gestação: similar aos promovidos pela acupuntura, os principais benefícios são o alívio de desconfortos gestacionais (como enjoos e dores musculares), diminuição da ansiedade, depressão e estresse, melhora na circulação sanguínea e inchaços nas pernas, regularização do sono e diminuição dos riscos de aborto.

Reflexologia: técnica suave, precisa e eficaz de massagem terapêutica que utiliza a pressão nas zonas reflexas das mãos e-ou dos pés, equilibrando o organismo naturalmente.



Benefícios na gestação: reduz os sintomas de ansiedade, cansaço, estresse e insônia, melhora os problemas de digestão (bem como acidez, azia, enjoos, prisão de ventre e vômitos), combate ao inchaço nos pés, dores nas costas e musculares e câimbras, além de diminuir problemas de pressão sanguínea e transtornos urinários.

A terapia reflexológica também ajuda no preparo para o parto, uma vez que permite o natural estímulo dos hormônios que participam nele (como a ocitocina, a adrenalina e as endorfinas) e permite que as contrações se desenvolvam da melhor maneira possível, evitando que a mãe tenha que receber doses extras de ocitocina artificial. 

Reiki: estimula o equilíbrio das funções imunológicas e hormonais, uma técnica que possibilita mais qualidade de vida, saúde e bem-estar psicológico e espiritual, dentro de uma proposta holística e não esotérica.


Benefícios na gestação: para a mulher, alivia as dores de costas, diminui a ansiedade, o cansaço, estresse e transtornos provocados pelo processo fisiológico da gravidez, devolve a harmonia e o equilíbrio do corpo perante as mudanças hormonais, reduz a sensação de pés e pernas cansados, prepara física e mentalmente a mãe para o parto e para o nascimento e favorece a ligação entre o corpo, a mente e o espírito da mamã e do bebê.

Para o bebê, aumenta a tranquilidade e o equilíbrio emocional, diminui as complicações durante a gravidez (parto e pós-parto), proporciona calma, felicidade e paz através do que experimenta a mãe e favorece a ligação entre mãe e filho.

Shiatsu: terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal, reestabelecendo o equilíbrio do corpo e da mente.


Benefícios na gestação: alivia dores em geral, devolve a vitalidade ao corpo, libera os movimentos, favorece o sono, diminui a tensão muscular, reduz o inchaço das pernas, melhora a fluidez da circulação sanguínea, do líquido linfático e da digestão (evitando a acidez e os enjoos), evita a prisão de ventre e regula o sistema hormonal.


Vale lembrar que essas terapias holísticas também podem ser feitas em não gestantes e  homens (converse com o seu médico para saber se você não possui alguma restrição).

QUER SABER MAIS SOBRE AS TERAPIAS?

A equipe da Seishin pode te ajudar a sanar dúvidas:

Av Domingos de Morais, 2777 - CJ 44, Vila Mariana, São Paulo/SP
  • Tel / WhatsApp: (11) 95959-5061

    A Seishin funciona no seguinte horário:
  •  Segunda à Sexta, 8h às 21h
     Sábado das 8h às 18h30
     Domingo das 8h às 14h
     Fechado às Quartas




Espero que gostem da dica de hoje e compartilhem com seus amigos !





Continuem acompanhando o blog em nossas redes:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...