Hey people!
Se vocês amam cinema / artes, este post é dedicado a você!
Nesta segunda-feira fui à pré-estreia de um filme (que em breve ganha resenha aqui...aguardem) e, pasmem! Já fiquei apaixonada...pelo trailer que o antecipou!
Estou falando sobre a obra prima que é "Loving, Vicent", filme que conta a história de Van Gogh e (pausa para tomar fôlego)...o primeiro filme longa-metragem totalmente feito com pinturas a óleo baseadas nas obras do artista, no mundo!
A diretora de cinema polonesa Dorota Kobiela acertou em cheio com este filme, fruto de sua inquietação, já que é formada em pintura e em cinema de animação. Seu marido (inglês) a incentivou a seguir com a sua ideia sobre contar a vida e morte (controversa) de Van Gogh através de suas pinturas.
Mais de 100 artistas contribuíram com o projeto, pintando mais de 60 mil quadros — um para cada frame do filme ! Imagina só o trabalho que deu...
Como podem perceber pelos gifs , a estética do filme está de tirar o fôlego.
ENREDO
A história se passa um ano após a morte de Van Gogh, quando o carteiro Roulin manda seu filho Armand a Paris, para entregar uma carta do pintor a seu irmão, Theo.
Armand descobre que Theo também morreu e segue sua jornada buscando pessoas que posaram para Van Gogh.
As respostas que os personagens dão a Armand conferem à animação um ar de documentário. Eles descrevem Van Gogh, sua personalidade e sua relação com a pintura, como se estivessem sendo entrevistados por um diretor.
Passagens em preto e branco mostram flashbacks que não existem nos quadros de Van Gogh.
O enredo de Loving Vincent é baseado em 130 quadros de Van Gogh - sendo que 94 deles foram reproduzidos completamente - e 800 cartas escritas pelo próprio pintor, grande parte delas endereçada a seu irmão mais novo Theo.
Espia o trailer, pra ter um gostinho do que nos aguarda:
Estou ansiosa pela estreia do filme (prevista para este mês) no Brasil, e vocês?
Acompanhe mais dicas sobre cultura, arte, cinema (e mais) em nossas redes: